Estilo(S) de Liderança de Diretores Escolares

Serafim Inocêncio, Lídia Conceição Grave-Resendes

Resumo


O objetivo principal desta investigação foi identificar e caraterizar o estilo(s) de liderança dos diretores em oito escolas secundárias da região do Alentejo-Portugal. Esta investigação pretendeu compreender, por um lado, a forma como os docentes e o pessoal não docente das escolas em estudo avaliam o comportamento apresentado pelo Diretor(a) na sua organização escolar através das suas perceções e por outro, o modo como essa liderança era percecionada pelos seus diretores. 

Optámos por um estudo de caso múltiplo, envolvendo não só uma abordagem qualitativa de cariz essencialmente descritivo/interpretativo, mas também outra quantitativa, que se traduziu, sem dúvida, numa mais-valia para a investigação. O instrumento de recolha de dados aplicado foi o Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ-5x), da autoria de Bruce Avolio e Bernard Bass [1]. Entrevistámos os oito diretores. 

A partir dos dados apresentados e discutidos nesta investigação, tendo como referencial o quadro teórico proposto, identificámos o estilo de liderança transformacional como o mais utilizado pelos diretores das escolas, seguido do estilo transacional. O estilo de liderança menos utilizado foi o laissez-faire


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.