A liderança das escolas comunitárias Portuguesas dos Estados Unidos - Um estudo de caso múltiplo

António V. Bento

Resumo


As escolas comunitárias Portuguesas dos Estados Unidos localizadas nas áreas de maior concentração populacional Portuguesa são organizações sociais que vêm concretizando ao longo de décadas os desígnios da política educativa do governo Português em relação à expansão e conservação da língua, da cultura e da história de Portugal. Esses desígnios da política educativa estão inscritos na Constituição da República (1976), na Lei de Bases do Sistema Educativo (1986) e, sobretudo, nas sucessivas normas legislativas (Decretos-Leis e Portarias) dos sucessivos governos. As escolas comunitárias Portuguesas nos Estados Unidos estruturam-se de modo análogo às escolas do espaço geográfico Português. 

Para este estudo qualitativo (caso múltiplo), foram entrevistados quatro diretores de escolas Portuguesas da costa leste dos Estados Unidos; duas escolas ficam no estado de Rhode Island e as outras duas ficam no estado de Massachusetts. Foi também administrado o questionário sobre práticas de liderança “Leadership Practices Inventory“ (LPI) de Kouzes e Posner (2002) para recolher dados adicionais sobre as práticas de liderança dos diretores das escolas. O LPI avalia as práticas de liderança classificando-as em cinco domínios: a) Modelar o caminho; b) Inspirar uma visão partilhada; c) Desafiar o processo; d) Habilitar os outros a agir; e, e) Encorajar a vontade. 

Resultados desta investigação qualitativa indicam que o Estado Português não tem tido uma política educativa estimulante, coerente e consistente de apoio, incentivo, manutenção e difusão da língua e cultura Portuguesas e os diretores das escolas estudadas têm um estilo de liderança proactivo e servidor na condução da gestão das escolas comunitárias Portuguesas. As cinco práticas de liderança são elevadamente praticadas pelos diretores das escolas estudadas sobrelevando-se as práticas de “Habilitar os outros a agir” e “Encorajar a vontade.” 


Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.