A Grounded Theory na construção de teoria: O processo de confortar a pessoa idosa hospitalizada

Célia Simão Oliveira, Marta Lima Basto, Manuel José Lopes

Resumo


Apresentamos o percurso metodológico adoptado para responder à questão de pesquisa:  Como é que a enfermeira constrói, na interacção com a pessoa idosa hospitalizada, um cuidado que seja apreciado por esta como confortador? Utilizou-se o método da Grounded Theory (GT,; a observação participante e entrevista e a análise pelo método das comparações constantes; os participantes foram pessoas idosas hospitalizadas e enfermeiras.

Ilustra-se o método da GT e fundamentam-se as opções numa concepção de enfermagem, nos pressupostos do interpretativismo, do construtivismo, do interaccionismo simbólico e do próprio método segundo a escolas construtivista e strausseriana.

Sintetiza-se a teoria substantiva emergente na tese: o cuidado confortador da pessoa idosa hospitalizada, em contexto de desafio profissional, é construído através de um processo de individualização da intervenção de enfermagem, que permite, por um lado, conciliar as tensões em presença, e por outro, possibilita à pessoa idosa, sentir-se confortada.

Texto Completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.