A arte como estratégia pedagógica - A aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem de Carper

  • Cristina Baixinho Cristina Baixinho
  • Isabel Pereira Isabel Pereira
  • Óscar Ferreira Óscar Ferreira
  • Helga Rafael

Resumo

A construção e o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem têm sido uma preocupação central para a disciplina. Para promover a aprendizagem dos padrões de conhecimento em enfermagem de Carper selecionaram-se várias obras de arte que foram analisadas. 

Este estudo misto, exploratório e descritivo, teve por objetivos: Identificar a perceção dos estudantes acerca do contributo dado pela aula teórico-prática para a compreensão dos diferentes padrões de conhecimento definidos por Carper; Identificar os atributos de cada padrão de conhecimento valorizados na análise das obras de arte. A amostra foram 31 estudantes de enfermagem. O instrumento de recolha dos dados foi um questionário elaborado para o efeito, disponibilizado on-line. 

Da análise do discurso dos estudantes emergem subcategorias para os diferentes padrões: empírico (conhecimento científico, tradição e natureza dos cuidados); estético (expressividade, subjetividade e sensibilidade); pessoal (autoconhecimento, experiência, atitude reflexiva e relação com os outros); ético (moral e ética). 

Os resultados justificam a manutenção da metodologia, pois os estudantes consideram que a mesma permitiu a compreensão dos diferentes padrões, sobretudo dos estético, ético e pessoal, que são aqueles que a literatura diz ser mais difíceis de desenvolver. 

Importa investigar se o recurso à arte pode melhorar o conhecimento pessoal e estético. 

Publicado
2015-12-07