Sustentabilidade Empresarial sob as lentes da Propaganda Institucional: análise da construção discursiva em peças publicitárias

  • Marta Cardoso de Andrade
  • Hélder Uzêda Castro
Palavras-chave: Análise do Discurso; Sustentabilidade Empresarial; Responsabilidade Ambiental; Propaganda Institucional.

Resumo

Este artigo objetivou estudar, via Análise do Discurso (AD), de linha francesa, quatro peças oriundas da Propaganda Institucional de um Instituto, cujo negócio versa sobre à promoção do desenvolvimento sustentável e do bem-estar social, sendo que este estudo se focou na Responsabilidade Ambiental (RA), um dos pilares da Sustentabilidade Empresarial (SE), e investigar como este discurso é construído para persuadir o leitor/co-enunciador. Para tanto, estudou-se o ethos (via léxico e argumentos) e a embreagem textual  presentes nessa peças. Foi utilizado como aporte teórico pressupostos os da:  SE (focando-se na RA), da Propaganda Institucional e da AD de linha francesa, esta última também se constitui a metodologia seguida para a análise da pesquisa. Para se empreender este estudo, foram realizadas duas análises: a dos dados linguísticos e a dos argumentos usados nas produções textuais examinadas.

Publicado
2019-06-28