Transdiciplinaridade do filme Pina (2011) de Wim Wenders Elementos para reflexão sobre a relação entre arte e ciência

  • Marissel Marques
  • Ana Maria Dietrich

Resumo

Através de uma abordagem transdisciplinar do filme Pina (2011) do cineasta alemão Wim Wenders, pretendemos relacionar o paradigma da Ciência Moderna com a formulação de novas categorias de Arte Contemporânea. Tomamos o pioneirismo do filme, sob a perspectiva da categorização - cinema documentário de arte, exibido em 3D. A montagem do filme provém de recortes dos trabalhos realizados pelo elenco artístico Tanztheater Wuppertal (1973-2009), dirigido por Pina Bausch (1940-2009). O Tanztheater (Dança Teatral) surgiu no início do século XX, seu autor foi o teórico Laban (1879 – 1958) que criou o maior sistema de notação de dança - o Labanotation. A notação apresenta influências do positivismo, pois utiliza formas geométricas e gráficos da Física e da Matemática para ilustrar os conceitos de tempo, espaço, peso e fluxo da dança.
Publicado
2015-07-21