Percurso de Jovens Pesquisadores em Investigação Qualitativa Interdisciplinar embasada na Análise de Discurso Crítica (ACD) com o auxílio do software NVivo®

  • Carolina Lopes Araujo
  • Eliane Almeida do Carmo
  • Raiza Gomes Fraga
Palavras-chave: Análise de Discurso Crítica (ADC); NVivo®; Interdisciplinaridade; pesquisadores juniores; Desenvolvimento Sustentável.

Resumo

Este artigo relata o percurso de investigação realizado por pesquisadores de iniciação científica no desenvolvimento de pesquisa interdisciplinar sobre acordos internacionais sobre o desenvolvimento sustentável embasada na abordagem da Análise de Discurso Crítica (ADC) utilizando o programa NVivo®. O percurso proposto auxiliou na superação das dificuldades iniciais associadas à complexidade da abordagem teórico-metodológica e de operacionalização das ferramentas do software. Buscando contribuir para o desenvolvimento de investigações qualitativas por jovens cientistas, este artigo aporta ainda, uma sistematização das categorias sociolinguísticas da ADC que pode ser usado como recurso de apoio nos procedimentos analíticos.

Publicado
2018-07-01