Oportunidades de Investimento e Possibilidades de Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Setor de Construção Civil no Estado do Ceará

  • Vitor de Sousa Mendes
  • Paulo César de Sousa Batista
  • João Gabriel Carneiro Costa Lima
  • Fátima Evaneide Barbosa de Almeida
  • Raphael de Jesus Campos de Andrade
Palavras-chave: Oportunidades de investimentos; Políticas públicas; Construção civil; Vantagem competitiva; Diamante de Porter.

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar oportunidades de investimento e possibilidades de políticas públicas capazes de estimular o desenvolvimento do setor de Construção Civil no Estado brasileiro do Ceará. Para isso, foram identificados os fatores determinantes da vantagem competitiva regional do setor, tendo como base o modelo do diamante da vantagem nacional de Porter. A pesquisa é qualitativa, utilizando-se de grupo focal para a coleta de dados e a análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Os resultados indicam oportunidades de investimento em novas tecnologias construtivas capazes de melhorar a produtividade do setor. Quanto às políticas públicas, identificou-se a necessidade de ações governamentais na redução da burocracia de procedimentos administrativos, na promoção de capacitação da mão de obra e de prestadores de serviços e no incentivo ao desenvolvimento de inovações para o setor.

Publicado
2018-07-02